Consciência Sensorial em português
Com Ellen Lima
Segundo domingo de cada mês
16h: Brasil  (BRT, UTC -3)
19h: Portugal (WET, UTC +0)
14h: Costa Leste dos Estados Unidos (UTC -5)
20h: Espanha (CET, UTC +1)
Próximas datas:
13 de fevereiro, 13 de março, 10 de abril, 08 de maio (2022)

A participação é gratuita para sócios da Sensory Awareness Foundation. Solicitamos aos que não são sócios a contribuição de $10. Mas caso você não possa pagar esse, por favor, entre em contato conosco. Ninguém será recusado por questões econômicas. (ellenrlima@gmail.com).

O link da sessão será enviado por email aos interessados. É necessário solicitar o link por email.

CONVITE

O que buscamos no caminho de nossa prática?  O que buscamos na tentativa de viver a vida mais plenamente?

O que você busca?

Se estamos dando os primeiros passos no caminho do desenvolvimento pleno de nosso potencial humano, podemos ficar perplexos com a variedade de opções disponíveis, cada uma com seu atrativo particular. Por onde começar?

Ou podemos ter provado os benefícios de uma disciplina ou método seguidos fielmente – e também podemos ter visto nosso senso inicial de descoberta desaparecer na rotina do dia a dia.

E se houvesse uma maneira de explorar nossas vidas que pudesse trazer nova vitalidade às nossas práticas atuais – ou revelar uma conexão mais íntima com a plenitude da vida, tocando diretamente em nossa própria natureza?

Esse caminho existe – um caminho que não depende de técnicas ou estratégias especiais, mas se abre na direção do que há de profundo em nós por meio de ações e maneiras naturais de ser, comportamentos não forçados.

A Consciência Sensorial foi descoberta no início do século passado por uma jovem chamada Charlotte Selver, que, com alguns associados, a cultivou ao longo de uma vida que durou 103 anos, compartilhando-a por toda a Europa e Américas.

Este trabalho está disponível através de workshops para quem fala alemão, inglês ou espanhol, e agora tenho a alegria de trazê-lo para vocês no meu próprio idioma, o português.

O que me motiva é a plena confiança na Consciência Sensorial como uma prática altamente acessível, simples e ao mesmo tempo profunda que pode ajudar as pessoas a viver com mais estabilidade emocional, mais abertura, confiança e conexão, mesmo em tempos difíceis ou principalmente em tempos difíceis.

Sobre Ellen Lima:

Ellen Lima é praticante de meditação e educação somática há mais de 20 anos. Quando descobriu a Consciência Sensorial quase 10 anos atrás, a sensação de “voltar para casa” foi tão profunda que ela acabou se tornando facilitadora autorizada de Consciência Sensorial. Para ela, este trabalho nos ajuda a viver uma vida com mais abertura, confiança e amabilidade. Seus mestres são Lee Lesser e Enric Briguera.

Ellen é professora de Mindfulness e Compaixão, Yoga Terapêutico, especialista em Somática e Meditação. É brasileira e mora em Barcelona, Espanha.

“Há algo muito sagrado na nossa natureza e na natureza das coisas – a natureza de nos unirmos, estarmos juntos, entrarmos em contato uns com os outros e ter uma conexão sensível com o que estamos fazendo.”

Charlotte Selver

O QUE É CONSCIÊNCIA SENSORIAL?

A Consciência Sensorial é um estudo experiencial que nos ajuda a redescobrir nosso direito natural de nascença: uma sensação incorporada de autenticidade e vitalidade. O Sensing (uma maneira informal de se referir à Consciência Sensorial) foca no cultivo de uma consciência cada vez mais profunda de nossa experiência sensorial como uma porta de entrada para nós mesmos e para uma conexão mais profunda com o mundo ao nosso redor.

Não precisamos fazer nada de especial. Nem técnicas nem exercícios. Já estamos sentindo o tempo todo. Nós só temos que aprender a prestar atenção à nossa própria experiência de uma maneira que não é comum nas culturas ocidentais, onde tendemos a estar mais focados em experimentar nossas vidas do pescoço para cima. Por outro lado, este trabalho é muito acessível. As pessoas geralmente relatam uma sensação de “voltar para casa”: para nós mesmos, uns com os outros, para tudo o que existe.

Já que este trabalho é experiencial, por que não dedicar algum tempo para participar de um experimento de Consciência Sensorial?

Como é uma aula ou workshop?

Nos workshops, nas aulas e sessões individuais, as pessoas são guiadas através de experimentos sensoriais simples para ajudá-las a se tornarem mais profundamente sintonizadas e responsivas às sensações sentidas e dinâmicas de gravidade, respiração, equilíbrio, energia, movimento e muito mais. Por meio de um processo progressivo de expansão da consciência, os pensamentos e as tensões habituais ficam num segundo plano à medida que nossos sentidos revivem e passamos a experimentar a vida de forma mais completa e clara no momento presente. Desta forma, podemos desenvolver gradualmente nossa capacidade de incorporar maior calma, presença e autenticidade na vida cotidiana.

​​Com objetivo semelhante ao de muitos tipos de práticas de meditação e mindfulness / atenção plena, este trabalho não dogmático oferece uma maneira prática e comprovada de despertar maior vivacidade e presença. Desenvolvida na Europa ao longo de muitos anos, depois trazida para os EUA e popularizada por Charlotte Selver, essa forma única de reeducação da mente/corpo tocou a vida de milhares de pessoas. Muitos consideram que essa prática de afirmação da vida e para a vida é transformadora e tem benefícios para todo nosso ser:  corpo, mente e espírito. A partir desses experimentos simples, surge de maneira natural um senso de conexão e relação conosco e com o mundo ao nosso redor. A compaixão desenvolve-se à medida que nos sentimos mais conectados e conscientes da miríade de relacionamentos que muitas vezes não damos importância e dos muitos recursos naturais que estão sempre disponíveis: a força da gravidade, a vitalidade de tudo na terra e além, o ar, o sol, o relação simbiótica que compartilhamos com todos os tipos de seres vivos e processos. Uma coisa é ter um conceito intelectual sobre todas essas coisas, outra é conhecê-lo pela experiência vivida, plenamente presente para a maravilha de estar vivo.

O valioso legado deste trabalho continua vivo através dos esforços e projetos educacionais da Sensory Awareness Foundation e através dos muitos professores aprovados pelo  Sensory Awareness Leaders’ Guild em todo o mundo.

Sobre a Sensory Awareness Foundation (Fundação para a Consciência Sensorial)

Sensory Awareness Foundation se dedica a promover o legado do estudo desenvolvido por Charlotte Selver conhecido como Sensory Awareness. Ao fazê-lo, reconhece que é essencial preservar a integridade deste trabalho e, ao mesmo tempo, ganhar seu amplo reconhecimento e credibilidade. Nesse esforço, a Fundação procura ajudar a desenvolver e apoiar os facilitadores de Consciência Sensorial, documentar e distribuir ensinamentos e formar alianças com grupos e organizações afins.

Textos reproduzidos com autorização da Sensory Awareness Foundation www.sensoryawareness.org